Nos dias 07 e 08 de março de 2020, a Capital Federal recebeu, diretamente do Haras Vaca Branca, na Bahia, para as dependências do Centro de Treinamento – C.T. Nando Jovem (Clube do Vaqueiro – Brasília/DF), o domador, treinador e vaqueiro GILSON NELORE, que ministrou o curso Sistema VBS Treinamento para Vaquejada.

Logo no primeiro dia, GILSON NELORE apresentou uma palestra onde abordou os fundamentos da base do cavalo de trabalho e que levou a uma reflexão sobre o trabalho de rédeas, pois, somente após a base está devidamente concluída, o cavalo deve seguir para o trabalho com o boi.

O curso também abordou os problemas apresentados pelos vaqueiros, uma vez que o conjunto, vaqueiro e cavalo, devem possuir sintonia. Foram tratados as principais dificuldades e correções dos animais de vaquejada, tanto para o cavalo de puxada quanto o de esteira.

O evento reuniu vaqueiros amadores e profissionais, patrões, criadores e interessados tanto de Brasília como dos Estados do Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Piauí, que retornaram com grande conhecimento a ser aplicado na tropa. Contou também com a participação do Treinador de Rédeas Marcos Horta, do Rancho Canabrava localizado em Sobradinho, que tratou com Gilson sobre o seu engajamento na vaquejada.

Ao final, os participantes receberam o Certificado de Conclusão, além de mais conhecimento que, se empregado corretamente, irá somar para um maior rendimento dos cavalos de vaquejada, melhorando nosso esporte.

O HARAS VACA BRANCA está de parabéns pela idealização desse projeto, compartilhando de forma transparente e direta toda essa experiência, assim como
os organizadores do evento, ADRIANO TANNUS e o C.T. NANDO JOVEM, que não mediram esforços para preparar a estrutura para receber todos os envolvidos.
Os maiores beneficiados foram os vaqueiros e amantes do cavalo que aproveitaram um final de semana para adquirir novos conhecimentos.

Compartilhe
Categorias: Portal do Vaqueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *