O jovem vaqueiro Samuel Dantas, nascido na saudosa Cidade de Paulista-PB, mudou-se para a Capital Federal, onde passou a se dedicar à Vaquejada. Filho do também vaqueiro Novim e de dona Geneci, mãe zelosa, Samuel Dantas tem mostrado excelentes resultados, graças a sua dedicação ao esporte.

 


A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, genuína da região Nordeste, na qual dois vaqueiros, ambos montados em cavalos distintos, têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas paralelas de cal, posicionadas ao final da pista de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado pela calda.

O esporte requer muita habilidade de todos os evolvidos, principalmente o conjunto cavalo e vaqueiro, que no momento da derrubada do boi se transformam em um só.

O vaqueiro deve ter total controle do seu cavalo, para que ambos, durante carreira, assumam o controle do boi que será derrubado. O cavalo, por sua vez, conhece todos os possíveis movimentos que o vaqueiro que o monta irá realizar, pois a harmonia do conjunto deve prevalecer.

O cavalo é o instrumento de trabalho do vaqueiro e o vaqueiro é quem possibilita ao cavalo realizar sua função com plenitude, pois o cavalo quando bem adestrado é um atleta dedicado, mas precisa que o vaqueiro possibilite a ele exercer suas habilidades, uma vez que o controle está nas mãos do vaqueiro.

Hoje, a atividade é praticada em quase todos os Estados da Federação, principalmente na Capital Federal, onde existem vários parques de vaquejada e uma infinidade de vaqueiros, vindos principalmente da região Nordeste.

O vaqueiro Samuel Dantas, de apenas 19 anos, merece destaque porque se dedica ao adestramento de cavalos para a vaquejada, ou seja, ensina ao animal todos os movimentos a serem realizados e o que é mais importante, a harmonia em que eles devem ser realizados.

Além do adestramento, Samuel Dantas tem mostrado seu prestigio nas competições a que tem se submetido. Adestrar e competir nas vaquejadas são as duas atividades a que Samuel Dantas tem se dedicado.

Como o vaqueiro necessita de um cavalo para competir, o parceiro harmônico de Samuel Dantas hoje é o animal denominado INDEPENDENCE DAY RU, alazão da frente aberta de propriedade dos empresários Primo Gil e Romilson Abilo, paraibanos de Coremas – PB, que firmaram suas raízes em Brasília.

O animal acima referido é filho de TIRANO PI e IMA STREAK MVP, tendo a linhagem Mestiço 7/8 e ocupa as instalações do Haras Pai e Filho,  Incra 7, Brasília – DF, de propriedade de Samuel Dantas e família, local onde recebe todos os cuidados e adestramento e condicionamento físico.

O resultado desse trabalho pode ser visto pelo sucesso alcançado por Samuel Dantas nas vaquejadas de Brasília e região, podendo-se destacar os seguintes eventos em que o vaqueiro restou premiado: III Vaquejada do Haras João Coragem, Brasília–DF, realizada em junho de 2013, 1º Lugar; Vaquejada do Parque Leão, Brasília–DF, ocorrida em julho de 2013, 2º e 6º Lugares; XIX Vaquejada do Parque São Francisco de Assis, Novo Alegre–TO, realizada no mês de julho de 2013, 6º Lugar.

Esses e outros resultados do vaqueiro Samuel Dantas e demais vaqueiros podem ser encontrados no site www.portaldovaqueiro.com.br

 

Compartilhe
Categorias: Sem categoria

1 Comentário

Montador de móveis Jundiaí · 27 de janeiro de 2018 às 17:38

Legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *